quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Honda CTX 1300 - 2014


A CTX1300 usa o propulsor V4 de 1.261 cm³ que no modelo ST1300 rende 118 cv a 8 mil rpm e 11,8 kgfm de torque a 6.500 rotações. A Honda ainda mantém segredo sobre os números da CTX e diz apenas que o câmbio foi encurtado em relação à ST para melhorar o aproveitamento do trem de força. Basicamente, este é o motor usado desde 2002 na ST1300 retrabalhado para render mais em rotações menores. Isso se faz bem necessário na CTX1300, já que a nova motocicleta pesa nada menos que 329 kg. A transmissão final é por eixo cardã, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. Por enquanto, ela não traz a opção pela caixa automatizada DCT, já presente no modelo menor, a CTX700. O reservatório de combustível foi colocado embaixo do assento do piloto. No caso da 1300, a medida ajuda apenas a rebaixar o centro de gravidade da moto, que a área onde normalmente ficaria o tanque não foi aproveitada como compartimento – como acontece, por exemplo, com a NC 700 X feita no Brasil.
por Igor Macário