A inglesa Norton Motorcycles começou suas atividades na
cidade de Birminngham, em 1898, com James Lansdowne Norton produzindo correntes
para bicicletas e motocicletas. Quatro anos depois, em 1902, a marca passou a
fabricar motos utilizando motores de outras empresas como base. Em 1908, a
Norton passou a produzir motocicletas completas, ou seja, com seus próprios
motores.
No entanto, como a maioria das fabricantes européias, a
Norton não resistiu à competitividade das companhias japonesas (Honda, Yamaha,
etc) e faliu em meados da década de 1970. Depois de diversas tentativas de
renascimento, finalmente, em 2009, a marca se reergueu após ser adquirida por
Stuart Garner, um empresário inglês, fã da marca. Depois de um processo de
reestruturação da empresa, a Norton Motorcycles voltou a produzir em uma
fábrica próxima a Donington Park (famoso circuito britânico) em 2010. Dois anos
depois, com o aumento lento, porém gradativo, da produção de três versões da
clássica Norton Commando (Commando 961SF, Commando 961 Café Recer e Commando
961 Sport), a empresa expandiu seus negócios pela Europa e também para os
Estados Unidos.